Dia da Mulher e o feminismo como movimento

No dia da mulher queremos homenagear, honrar e recordar a histórias das “girls power” que fortaleceram o feminismo e seu movimento com atitudes que marcaram época.

Chiquinha Gonzaga

(Pianista e compositora, 1847)

Quem não conhece a marcha carnavalesca “O Abre Alás, 1899”, pois para quem já houviu mas não sabia ela é de autoria de Chiquinha, sendo a primeira pianista, musicista de choro e também a primeira mulher a reger uma orquestra.

Imagem: Mdemulher da Abril

Maria Lenk

(Nadadora brasileira, 1915)

A primeira nadadora brasileira a estabelecer o recorde mundial de natação nas olimpíadas e como se não bastasse ela deu início ao nado borboleta já que usou essa técnica em uma prova de peito.

Imagem: Amaral Natação

Frida Kahlo

(Pintora e revolucionária, 1907)

Frida foi uma revolucionária espontânea, quebrou vários tabus sociais sobre a postura e comportamento das mulheres e homens da época, mostrando também como não agir perante as outras.

Além de uma exuberante artista, era bissexual, ativista e não se encaixava nos padrões estéticos ditados pela sociedade, sabia disso e não fazia questão alguma de se igualar.

Por sua história de luta e esforço tanto pelo fato de sua saúde, mas principalmente por ter se destacado como pintora e seus trabalhos foram valorizados não só no México, mas também em N.Y e posteriormente em vários continentes, onde na época isso não era comum para mulheres.


Nina Simone

(Cantora e compositora, 1933)

Cantora de Jazz que moveu e move corações até hoje, sua canção “Mississippi Goddamn” tornou-se um hino ativista da causa negra.

Nina é um ícone do movimento negro feminista o qual necessita um olhar especial, pois existem muitas barbáries na história da mulher negra que outras jamais tenham vivido.

Imagem: Atual Amazonas

Casada com policial, sua vida foi marcada por agressões físicas e desvalorização de seu talento. Aos 17 anos foi impedida de tocar piano devido sua cor. Foi pioneira em inserir a questão de gêneros no movimento.


Movimentos Feministas

Quem acredita que o movimento feminista é coisa da atualidade está redondamente enganado, hoje a mulher tem ganhado mais voz social e reconhecimento após anos de ativismos e protestos.

Buscando um espaço de respeito na sociedade, a mulher precisou rugir como uma leoa com atitude voraz a troco de ser ouvida e compreendida.

Imagem: O Tempo

O feminismo aparece na primeira metade do século XIX, revindicando direitos de voto e acesso ao ensino superior, depois houve outro marco nos anos 60 em busca da conquista de igualdade no mercado de trabalho profissional, atualmente a proteção contra violência doméstica.

Imagem: Blue Bus

Aqui vai uma lista das mulheres que também fizeram história e estiveram na vanguarda do feminismo em suas épocas: Elisabeth Taylor, Edie Sedgwick, Twiggy, Nico, Catherine Deneuve, Jackie Kennedy, Mary Quant, Jane Birkin, Janis Joplin, Yoko Ono.

Imagem: Universo Retrô

A Rockfella tem um carinho especial por essa trajetória e segue estampando a valorização da mulher e disseminando essa mensagem.

Confira nossa Loja Online: userockfella.com.br

Todos devemos levar essa bandeira no peito, por um mundo melhor com mais respeito e amor. Parabéns a todas as Mulheres, o mundo precisa de vocês cada vez mais fortes… ⚡️🤘

  • 140
  • 0