Dia do Rock

Você sabia que o Dia Mundial do Rock, só é comemorado no Brasil? Pois é, a data não é internacionalmente reconhecida.

Ela foi criada em homenagem ao grande evento Live Aid, o evento organizado por Bob Geldof, realizado em 13 de Julho de 1985 para arrecadar doações para combater a fome na Etiópia, onde grandes nomes do gênero musical se apresentaram, entre eles Led Zeppelin, David Bowie, Queen, Madonna, Mick Jagger, U2, Scorpions, Paul McCartney, The Who, Black Sabbath e muitos outros.

Estes shows foram transmitidos para o mundo todo através da BBC, o que resultou em reflexões sobre a miséria no continente africano. Não foi incrível a ideia deste evento? Nós consideramos esta atitude, o verdadeiro rock.

E a iniciativa de fazer este dia reconhecido aqui no Brasil, em homenagem ao Live Aid, foi por duas rádios paulistanas a 89 FM e a 97 FM, que passaram a usar a data em suas programações e com boa aceitação pelos ouvintes, passou a se tornar popular. Uma pena esse dia não ser mundial, não é? </3

Corações partidos à parte, vamos saber mais sobre as estampas do rock que temos aqui na Rockfella.

Curiosidades das estampas do rock

O Gustavo, um de nossos orientadores, trouxe para nós algumas curiosidades neste Dia Mundial do Rock, para alguns pode não ser novidade, mas é bacana relembrar, se liga:

High Voltage. – AC/DC é uma abreviação para “corrente alternada/corrente contínua”. Os irmãos Young tiveram a ideia de batizar a banda com esse nome quando viram o marcador AC/DC na máquina de costura da irmã Margaret, sendo High Voltage o álbum de estreia da banda australiana.

Zig Stardust é um alienígena criado pelo Bowie. – Ziggy Stardust (do álbum de 1972, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars), sua persona de palco e estúdio, um rockstar alienígena ícone do glam rock, cantava sobre ser cross-dressers (quem usa a inversão de gênero através do vestuário). E se tratava como “she” (ela) em canções como “Lady Stardust”.

Os símbolos do Led Zeppelin são místicos. -O símbolo de Jimmy Page, é ligado na palavra ZoSo, essa versão do símbolo apareceu a primeira vez em 1557 em um livro de alquimia, o guitarrista nunca revelou o seu significado. Já do baixista John Paul Jones, o símbolo foi retirado de um livro de runas, e simboliza uma pessoa confiante e competente. Os círculos ovais que representam o baterista John Bonham seriam a trindade de pai, mãe e filho. E há boatos de que a cerveja preferida de Bonham teria esse símbolo em seu rótulo. Já Robert Plant se identifica com a pena, que representa a grande deusa egípcia Ma’at, que significa lealdade, verdade e justiça.

Nirvana significa a extinção do sofrimento. – A banda de rock, Nirvana, formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain e pelo baixista Krist Novoselic em Aberdeen no ano de 1987, o nome da banda, têm significado, no Hinduísmo, como sinônimo de “moksha”, à libertação do ciclo do renascimento e da morte e à iluminação espiritual, citado em vários textos hindus tântricos, bem como na Bhagavad Gita. Na estampa acrescentamos a frase “Ascent of my mind” (ascensão da minha mente) fazendo essa conexão entre a banda norte-americana e o conceito da palavra que levou seu nome. Que todos possamos alcançar o estado de Nirvana 😉

Civil War é um protesto contra a guerra. – “Civil War” é uma canção do grupo de hard rock norte-americano, Guns N’ Roses, originalmente gravada para Nobodys Child, um disco para arrecadar fundos para crianças órfãs da Romênia, e depois incluída no álbum Use Your Illusion II, de 1991. É uma canção-protesto contra guerras, dizendo que guerras civis apenas “enterram os pobres enquanto alimentam os ricos”. Trazemos essa reflexão na arte relembrando os movimentos anti-guerra que ocorreram no final da década de 60.

Prisma. – Todas as músicas do álbum têm como tema a experiência humana e algumas das batalhas diárias que todos enfrentamos. “Money” trata da ganância, “Time” representa a passagem do tempo e seu poder de reger vidas, “The Great Gig In the Sky” tem a morte como inspiração e “Brain Damage”, a loucura. A ideia de unir todas as faixas num único conceito foi do baixista e vocalista Roger Waters, inspirado em seu amadurecimento pessoal e na deterioração da saúde mental de Syd Barret, ex-integrante e um dos fundadores do Pink Floyd.

Para comprar estas e outras estampas dos clássicos do rock com desconto use o CUPOM: DIADOROCK em nossa loja online.

Feliz dia mundial do Rock 🙂

  • 47
  • 0

13 Posts